O poder da escrita

Conceição matéria – Ocupação Conceição Evaristo (2017)

O vídeo emociona e provoca, dentre tantas outras, reflexões sobre a importância da escrita como lugar de todas as vozes. Um belo encontro entre a literatura de Conceição Evaristo e estudantes, via prática docente. Que muitos outros aconteçam em tantas outras aulas. Como é histórico e potente o poema da estudante Isabele! (Entrelinhas e Sentidos)

A professora Claudia Fabiana, docente na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, fala sobre a inserção da poética de Conceição Evaristo em suas aulas para o ensino médio. Comenta, por exemplo, a diferença de percepção entre as alunas brancas e as negras. Além da professora, quatro alunas falam sobre suas leituras e compartilham seus trechos preferidos.

Gravações realizadas em março de 2017 no Rio de Janeiro/RJ. Créditos Presidente: Milú Villela Diretor-superintendente: Eduardo Saron Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa Coordenadores do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa e Jader Rosa Entrevista: Thiago Rosenberg Captação: André Seiti Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Produção audiovisual: Caroline Rodrigues Captação de imagem e edição: Richner Allan Som direto: Tomás Franco (terceirizado)